top of page
Buscar

Digestão é transformação


Você sofre com problemas no estômago ? Já parou o café, melhorou a alimentação, já tomou omeprazol, já “tentou de tudo” e segue com desconfortos? Esse texto é para você.


A maioria das pessoas que sofrem de questões no estômago lidam com esse quadro no longo prazo, são quadros crônicos e que urgem por um cuidado integrativo.


Digestão não é apenas sobre comida, tudo que você tem contato ao longo do dia precisa ser digerido: um notícia difícil, um stress no transito, o filme que você viu e te despertou emoções, as emoções de um novo relacionamento ou do fim de um, aquele desabafo de uma amiga que tem passado por dificuldades, o medo da falta de recursos, tudo, absolutamente tudo passa por um processo de digestão para que possa ser integrado o que te serve e devidamente descartado o que não lhe é útil dessas experiencias.Por isso o estômago é um órgão tão afetado pelo nosso corpo emocional, é nele que a transformação acontece.

Isso a sabedoria popular já sabe: borboletas no estomago, frio na barriga, embrulhar o estômago, vazio na barriga, nó nas tripas… E foi comprovado em uma pesquisa disponível no pubmed como quando somos expostas ao stress, aumentamos a acidez gástrica e frente a estímulos de bem estar essa acidez diminui naturalmente.

O omeprazol está entre os 10 remédios mais consumidos no Brasil, remedio que promete alivio rápido para queimações, azia e no tratamento de gastrites e ulceras, o uso de longo prazo desses medicamentos tem efeitos colaterais como má absorção de nutrientesm ( devido a diminuição da acidez gástrica ) aumento do risco de contaminações intestinais, e diminui a saúde óssea aumentando o risco de osteoporose. Mas e se o que te causa acidez é do que você vem alimentando seus sentidos ? Será que adianta cortar o café mas ter que enfrentar duas horas de transito para ir e voltar do trabalho ? Será que adianta tirar a farinha mas continuar inundando seus sentidos de noticias e informações indigestas no feed do Instagram?


A nutrição ayurvédica me ensinou sobre como facilitar para que meu estômago digerisse a comida : alimentos cozidos (pré digeridos) temperos ativadores da digestão, comer nos momentos adequados, não dificultar o processamento comendo um variedade muito grande de alimentos no mesmo prato, evitar líquidos durante as refeições, por exemplo. Mas e o resto do que “comemos”e que não é a comida em si ? E as noticias infindáveis dos diversos problemas humanitários que voce acessa no Instagram sem poder fazer nada a respeito ? E as relações desafiadoras na família ou no trabalho ? E o capitalismo, como digerir?


Diminuir o consumo de informações e noticias trágicas, se alimentar de arte, de pausas e boa musica, ter tempo de qualidade com você mesma, manejar a carga invisível do capitalismo que nos deixa sempre em alerta, com medo de que falte, de que não dê, de que não seja suficiente… se você precisa de ajuda para cuidar do seu estomago através da fitoterapia, de práticas terapeuticas tradicionais como a geoterapia e a hidroterapia, me escreve e vamos conversar. Aqui tem uma mulher com Saturno exilado em Cancer e que desde a infancia tem aprendido como manter saudável seu estomago, garanto que tenho muito a compartilhar com você !

 
 
 

Comentários


bottom of page